Confira os principais termos utilizados comumente por jornalistas.
Por Iris Aguiar, aluna do 1º período de Jornalismo do UniBH
Ser jornalista é costurar e apurar informações, além de criar narrativas capazes de informar – e trazer à tona – temas para estímulo ao debate e à crítica social, política, econômica, comportamental etc. O jornalismo elabora e revela múltiplas facetas da realidade. E o jornalista tem o grande dever de se destinar ao público de forma clara e satisfatória, para, inclusive, desmistificar notícias falsas.
Mas afinal, o que é “costurar”? “Apurar” informações? Eis a finalidade deste glossário, que busca explicar alguns dos termos mais usados no jornalismo. Assim, da próxima vez que se deparar com uma reportagem repleta de termos jornalísticos, saberá o que significa. Ah! E caso se esqueça de algo, é só vir aqui e consultar.
Almanaque
Obra publicada geralmente anualmente, mas pode ter periodicidade diversa. Veicula narrativas informativas e recreativas. Pode se tratar da edição especial de revistas ou sites, e conta com grande número de páginas.
Apurar
Levantar dados, investigar e pesquisar informações para compor notas, notícias, reportagens etc.
Articulista
Profissional que escreve artigos para jornais, revistas, portais etc., de forma periódica, onde opina sobre fatos relevantes.
Artigo
Texto jornalístico com aspectos opinativos e interpretativos do autor, realizado a partir do desenvolvimento de determinado assunto. O artigo, geralmente, é assinado.
Balão de ensaio
Notícias sem informações comprovadas; boato.
Barriga
Matéria publicada com informações falsas. Erro que pode levar à produção de Fake News. Geralmente, causa grande descrédito ao veículo de imprensa e ao repórter.
Bloco
Momento do telejornal em que é noticiada a reportagem. Usa- se falar em “primeiro bloco”, “segundo bloco” etc.
Box
Quadro comum em narrativas escritas, que aparece junto à reportagem, com informações adicionais ao tema. Pode ter formato de minieditorial, falar de técnicas ou apresentar a história de um personagem, relacionados, conforme destacado, à reportagem principal.
Briefing
Resumo escrito de informação sobre um acontecimento do qual se tiveram notícias prévias. É um resumo de instruções transmitidas pela chefia ao jornalista responsável pelo trabalho. Serve para fornecer informações e instruções concisas e objetivas acerca de uma pauta jornalística ou quanto ao viés ou enfoque que o repórter deve dar ao próprio texto ou a entrevista que vai realizar. É usado com frequência na reunião de pauta e serve para a atualização sobre um determinado tema.
Caderno
Páginas de jornal sobre assunto ou editoria similar. Existem cadernos sobre temas específicos, como cultura, economia, culinária etc.
Chamada
Informação localizada na primeira página da mídia jornalística (jornal, revista, portal etc.), que resume o assunto a ser debatido, com o objetivo de atrair o consumidor de informações.
Chapéu
Uma ou duas palavras usadas para definir o assunto da matéria. Aparecem acima do título.
Ciberespaço
Espaço imaterial, com seres humanos conectados por meio de aparelhos eletrônicos. Trata-se de espaço de interação criado no fluxo de dados digitais em redes computacionais.
Clipping
Serviço de apuração, coleção e fornecimento de recortes de jornais ou revistas, a partir do acompanhamento do assunto nos meios de comunicação. As informações são fornecidas à pessoa/organização interessada.
Cobertura
Apuração de fatos/acontecimentos, para transformá-los em notícia, reportagem etc.
Coluna
Espaço pré-definido para textos opinativos, assinados pelos autores. Pode ser analítica, cultural etc.
Copidescagem
Ofício já não mais presente nas redações. Tratava-se do tratamento recebido pela notícia, por um redator, depois que o repórter a entrega para edição. O copidesque realiza as correções e adaptações necessárias ao texto.
Copyright
Direitos reservados ao autor de uma obra ou a quem comprou os direitos do autor.
Costurar
Expressão usada para se referir à ação de estruturar o texto, de forma que as informações façam sentido para o leitor e a história seja contada de maneira clara.
Crossmedia
Situação em que um mesmo conteúdo é publicado e exibido em diversos meios, mas sem sofrer modificações.
Deadline
Prazo máximo para fechamento do processo de redação ou edição de reportagens.
Declaração
Texto ou opinião oficial, expressa pelos entrevistados.
Diagramação
Ação de organizar visualmente o material jornalístico em determinada mídia (jornal, revista, portal etc.). Organizam-se textos, fotos, vídeos e gráficos de modo sensato e usual, para que a leitura seja fluida.
Editoria
Cada uma das seções do noticiário, de um veículo de imprensa ou de obras de referência. Cada editoria tem um assunto específico.
Editorial
Opinião da empresa que publica o periódico, acerca de temas relevantes.
Fonte
Procedência da informação usada em notícias etc. Pode ser uma pessoa, assim como empresas, documentos, dossiês etc.
Furo de reportagem
Expressão usada para classificar informação publicada por um veículo antes de todos os demais.
Intertítulo
Pequenos títulos no meio do texto, usados para organizar o texto, e tornar mais leve a apreensão das informações.
Jabá
Pagamento não oficial – e não revelado – para divulgação de notas, notícias etc. Definia, também, a compra de espaço em rádios comerciais, feita por gravadoras e empresários, para que as emissoras tocassem músicas e/ou discos de determinados artistas.
Jornalismo especializado
Linha de trabalho que busca a produção de conteúdo completo e aprofundado, voltado a determinada temática, público ou mídia.
Lauda
Medida padrão para o tamanho da página no texto impresso. Cada veículo conta, hoje, com um padrão.
Legenda
Pequeno texto que explica ou amplia os significados de foto ou ilustração.
Lide ou Lead
Primeiro parágrafo da notícia, ou abertura da narrativa, que busca responder à seguintes perguntas: o quê? Quando? Como? Onde? Por quê?. Apresenta o resumo da notícia, destaca o assunto principal e busca prender o leitor. Integra a chamada pirâmide invertida, organização da notícia/reportagem em ordem de importância dos fatos.
Linha fina
Texto abaixo do título, complementa o que foi noticiado.
Manchete
Título inicial e principal da informação, revelado em letras grandes, na parte superior da reportagem/notícia. Indica, portanto, o fato de maior importância.
Matéria/reportagem fria
Reportagem com informações que podem ser publicadas a qualquer momento, pois não foi mobilizada por dados factuais. Não requer publicação imediata.
Matéria/reportagem leve
São aquelas que contam com assuntos atuais, mas têm um período para começar e terminar, a exemplo de um evento.
Matéria/reportagem quente (Hard News)
Narrativas jornalísticas com informações exclusivas e assuntos atuais e imediatos.
Nariz de cera
Introdução abordagem mais detalhada da informação, sem recorrência do lead.
Nota
Pequena notícia, destinada a informações rápidas. Normalmente, é veiculada nas colunas dos jornais ou lidas em telejornais e radio jornais.
Nota coberta
São notas jornalísticas veiculadas, na televisão, com imagens.
Nota pelada
Notas veiculadas no telejornal, mas sem imagem. São lidas pelo(a) apresentador(a).
Nota-pé
Informação usada para compor o texto ao final do VT, lida pelos apresentadores para complementar informações não veiculada na reportagem, matéria ou que chegaram de última hora à redação.
Off
Declaração dada sob o compromisso de não revelar a fonte.
Olho
Frases, informações ou depoimentos destacados, pela diagramação, em notícias e reportagens.
On
Declaração sem impedimentos de revelar a fonte, que dá credibilidade à informações jornalística.
Pauta
Agenda o roteiro dos principais assuntos a serem noticiados muma edição de jornal, revista, portal, televisão ou rádio etc. Trata-se, em suma, da rganização da reportagens de determinada edição.
Personagem
Os personagens jornalísticos são atores de uma reportagem, e ocupam papel fundamental ao enredo. Trata-se de componente da construção narrativa que altera e modifica os rumos de uma história.
Persona
São representações ideais, idealização das características do público prioritário que se pretende alcançar. A criação de personas conta com dados pessoais, idade, sexo, gênero, informações demográficas e econômicas do público almejado.
Pingue-pongue
Formato de texto em que as perguntas e as respostas são publicadas. Normalmente, têm pequeno texto introdutório, no qual realiza-se breve perfil do entrevistado, além de se revelar como e onde a reportagem foi feita.
Press release
Texto produzido, pelas assessorias de imprensa, sobre fatos de determinada organização, para distribuição na imprensa em geral.
Suíte
Sequência de um conteúdo já escrito, desdobramento ou atualização das informações de uma reportagem.
Transmídia
Situação narrativa em que mensagens diferentes, referentes ao mesmo universo, são compartilhadas em mídias diversas, como forma de ampliar/complementar o conteúdo original e estimular o engajamento dos públicos
Texto final
Narrativa a ser publicada.
WordPress
Trata-se de um CMS (Content Management System) – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) –, usado para administrar sites, blogs, lojas virtuais, portais de notícia e outros tipos de páginas.