Por que o tapa que roubou a cena do Oscar repercutiu na importância do significado de cabelo para as mulheres?
Por Giullia Gurgel, estudante do 3° período de Jornalismo no UniBH
Na cerimônia do Oscar 2022, no dia 27 de março, o comediante Chris Rock recebeu um tapa do ator Will Smith após fazer piada sobre a condição de sua esposa, Jada Pinkett Smith.
O Conselho da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu, na última sexta-feira (09/04), banir Will Smith de todos os eventos da Academia, incluindo o Oscar, por 10 anos.
Caso você tenha perdido a cena polêmica ao vivo, eu te explico a seguir:
Chris Rock disse que a mulher de Will Smith, Jada Smith, poderia protagonizar o próximo G.I Jane, por ter o cabelo raspado igual a atriz do filme em questão. O filme, de 1997, que no Brasil tem o título de “Até o limite da honra”, foi estrelado pela atriz Demi Moore, que raspou os cabelos para dar vida a uma tenente.
A questão é que, no caso de Jada, a cabeça raspada é resultado de uma doença autoimune, a alopecia, que causa a queda dos cabelos. Por conta das falhas capilares causadas pela doença, Jada Pinkett-Smith, mulher do ator de Hollywood, decidiu raspar a cabeça. A piada virou ofensa e teve reação de seu marido.
A alopecia, que interrompe o ciclo de crescimento do cabelo e pêlos do corpo, gerando quedas, é causada pela ausência, rarefação (os fios se tornam menos numerosos) ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos ou dos pêlos, e pode ocorrer de forma local, regional ou total. Esse processo pode ser causado por motivos genéticos, imunológicos, desequilíbrios hormonais ou inflamações.
O distúrbio afeta tanto homens quanto mulheres, atingindo até 50% do gênero feminino. Apesar do número inferior aos homens, as mulheres sofrem mais as consequências, o que pode ser especialmente prejudicial para a autoestima das mulheres, devido ao papel importante dos cabelos para o visual e identidade.
Símbolo de luta e identidade
A importância dos cabelos está presente em diversas culturas, desde as civilizações antigas, em passagens bíblicas, mitológicas, literárias, transformações sociais, entre outros inúmeros momentos da história.
Além da associação simbólica com a feminilidade, o cabelo da mulher também é símbolo de luta e resistência. Um dos grandes exemplos que temos de libertação é Lady Godiva.
Lady Godiva, de família anglo-saxã, é vista por muitos como patrona das artes, conhecida popularmente por seu protesto nu contra os altos impostos cobrados por seu marido.
Com o intuito de reduzir o valor dos tributos cobrados para que os camponeses tivessem melhores condições de vida e, consequentemente, mais estabilidade para se interessarem pela arte, a aristocrata soltou seu cabelo, que cobria todo o seu corpo, montou em seu cavalo e saiu galopando pelas ruas do mercado local.
Sim, deu certo! O marido, Leofric, acatou o pedido e suspendeu os impostos.
Portanto, fatos como esse, que aconteceu no Oscar, acende uma importante discussão e uma necessária conscientização geral sobre a Alopecia e a importância do cabelo para as mulheres. Uma piada de mau gosto pode ferir e prejudicar inúmeros casos.